Espaço memórias

2017

IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Local: Balneário Camboriú (SC).

2014

VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O VIII FBEA teve como tema central “Educação Ambiental: Do Local ao Global, Tecendo Redes e Fortalecendo Sociedades Sustentáveis”. Teve como principal objetivo fortalecer a Educação Ambiental brasileira em suas várias linhas, por meio da consolidação de experiências desenvolvidas, em rede, por diferentes atores e contextos, intensificando a sua divulgação, intercâmbio e avaliação.

Local: Belém (PA).

2014

Reunião da REASul na ANPEDSul

Neste encontro foi aprovado a sugestão da REASul apresentar, em Belém, sua disponibilidade para sediar o IX FBEA em Santa Catarina.

Local: Florianópolis (PR).

2013

XIV EPEA

Em 2013, o XIV EPEA foi organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Esse Encontro envolveu educadores e estudantes de todos níveis de ensino, técnicos de organizações não governamentais, de órgãos públicos e do setor privado, lideranças comunitárias, além da comunidade em geral interessada em refletir e dialogar sobre os rumos e perspectivas para a melhoria das inter-relações entre os seres humanos e o ambiente.

Local: Cascavel (PR).

2012

Rio+20 e Cúpula dos povos

Local: Rio de Janeiro (RJ).

2012

VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O VII FBEA teve por temática “Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis”. A concepção pedagógica integrou a abordagem dos oito níveis de sustentabilidade, os três eixos definidos para o Rio+20, o Tratado de Educação para Sociedades Sustentáveis, e os objetivos permanentes dos Fóruns de EA.

Local: Salvador (BA).

2012

V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - V CPEASul

O evento integrado V CPEASul / IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (IV EDEA) constituiu-se na consolidação do campo da Educação Ambiental como mobilizador para a construção de uma sociedade justa e sustentável, por meio integração de diferentes olhares e vozes que compõem o polifônico coro da educação ambiental na busca de estratégias para o enfrentamento da crise socioambiental contemporânea.

Local: Rio Grande (RS).

2010

IV Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul - IV CPEASul

O IV CPEASul foi um evento regional, mas de abrangência nacional, organizado como parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE, da UNIVALI. Ele teve como temática os “Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas”.

Local: Balneário Camboriú (SC).

2009

VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O VI FBEA foi estruturado em torno de quatro eixos principais: “Identidades da educação ambiental”; “Juventude e a educação ambiental”; “Políticas públicas de educação ambiental” e “O papel da Educação Ambiental frente às mudanças climáticas”. A partir deste Fórum observou-se a expansão e descentralização da REBEA no país, com a criação de Redes de Educação Ambiental em diversas unidades federativas do país.

Local: Rio de Janeiro (RJ).

2008

Consulta pública do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina -ProEEASC

A consulta pública do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa foi organizada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina CIEA-SC.

Local: Itajaí (SC).

2008

II Encontro do Órgão Gestor da PNEA com as Redes de Educação Ambiental da malha da REBEA

O II Encontro do Órgão Gestor da PNEA com as Redes da malha da REBEA foi um momento de múltiplas satisfações e desafios, marcado pela cooperação e afetividade. “Como na engrenagem do coração, cada suspiro, riso, choro, grito, compôs o ritmo pulsante de nossas vontades e sentimentos para que juntos buscássemos movimento na dimensão afetiva da rede a reforçar nossos vínculos.”

Local: Brasília (DF).

2007

X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - X EPEA

O EPEA é um dos eventos mais significativos para o fortalecimento da Educação Ambiental no Paraná realizado pela Rede Paranaense de Educação Ambiental - REA-PR, elo da REASul. Em 2007, o X EPEA foi organizado pela Universidade Estadual de Maringá. O tema foi "Ambiente, Pesquisa e Sociedades Sustentáveis", tendo em vista a necessidade de se ampliar as discussões sobre as pesquisas na área de Educação Ambiental, desenvolvidas nos diferentes programas de pós-graduação no Brasil e principalmente no Estado do Paraná, na perspectiva de se promover uma maior ação e reflexão dos educadores e pós-graduandos frente aos desafios da pesquisa e dos problemas socioambientais vigentes.

Local: Maringá (PR).

2007

IV Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental (SIGEA) e I Fórum Estadual sobre Conservação da Água e XVI Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA)

O IV SIGEA teve como principais objetivos: estimular a análise e discussão filosófica, conceitual e metodológica sobre a Educação Ambiental, proporcionar aos educadores ambientais da região sul do país espaços de diálogo e trocas de experiências em educação ambiental, e revelar o estado da arte da educação ambiental no Rio Grande do Sul.

Local: Erechim (RS).

2005

I Encontro do Órgão Gestor da PNEA com as Redes de Educação Ambiental da malha da REBEA

Neste Encontro participaram 43 pessoas de 23 redes da malha da REBEA, além de técnicos da DEA e do CGEA. Foram discutidas ações das redes que pudessem apoiar a implementação das políticas públicas para o enraizamento da EA no país e estratégias para o apoio efetivo do Órgão Gestor da PNEA no fortalecimento dos elos das redes, bem como a construção de uma Agenda Comum para 2006.

Local: Brasília (DF).

2004

V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O V FBEA foi o maior encontro nacional da área, com a participação de cerca de 4000 pessoas, e um dos mais marcantes na trajetória do campo no Brasil, por ter ampliado a participação de representantes de diferentes setores sociais. Os temas que nortearam o V FBEA foram: o ProNEA, a diversidade da educação ambiental, e o congraçamento entre a EA e a política brasileira.

Local: Goiânia (GO).

2003

Reunião da Facilitação Nacional.

Elos da REASul participaram da Oficina "Sustentabilidade - Projetando o Futuro".

Local: São Paulo (SP).

2003

Reunião da REASul

Neste encontro constitui-se a formação da Secretaria Executiva da REASul.

Local: Sala da Coordenação do mestrado em Educação na UNIVALI – Itajaí (SC).

2001

Encontro das Redes com o MMA

Durante os anos de 2000 a 2003 muito foi investido em prol da criação de um Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental – o SIBEA. Esse Sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com redes e instituições governamentais e não governamentais. O SIBEA tinha como missão gerir informações sobre Educação Ambiental, permitindo a promoção e difusão de ações educacionais em benefício da sociedade.

1997

IV Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e I Encontro da REBEA

No IV FBEA definitivamente concretiza-se a nacionalização dos Fóruns de EA, tornando-se um dos maiores encontros brasileiros de Educação Ambiental. Inicia-se um processo de descentralização na Organização dos Fóruns que passa a ser comandada pela Facilitação Nacional da REBEA. Assim, o IV Fórum se tornou também o I Encontro da REBEA.

1994

III Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Esse III FBEA foi marcante por abrir a possibilidade de nacionalização dos Fóruns. O público era crescente e oriundo de diversas regiões brasileiras, demonstrando que os Fóruns podiam se tornar espaços de encontro dos educadores ambientais brasileiros. Nessa edição é reforçado o compromisso dos educadores ambientais em torno da REBEA, ela é consolidada e fica responsável por organizar os próximos Fóruns.

Local: Pontifícia Universidade Católica (SP).

1992

Fórum Global das Organizações Não Governamentais (Cúpula da Terra)

Rio-92: mundo desperta para o meio ambiente.
No Fórum Global das Organizações Não Governamentais (Cúpula da Terra) foram ratificados 32 tratados, dentre eles o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento que constitui marco referencial da Educação Ambiental. O Tratado tornou-se a Carta de Princípios da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), e das demais redes de EA a ela entrelaçadas.

1991

II Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O II FBEA permite ampliar a socialização das informações sobre a Educação Ambiental e a consolidação de um espaço para a troca de experiências e afetividades.

Local: Anhembi São Paulo (SP).
1989

I Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Com o I FBEA nasce um espaço de diálogos sobre Educação Ambiental, suas práticas e análises críticas sobre as mesmas.

Local: Faculdade de Direito no Largo de São Francisco - São Paulo (SP).

A REBEA nasceu da vontade de manter viva a articulação nacional dos educadores ambientais brasileiros.

© REBEA - Rede Brasileira de Educação Ambiental | Desenvolvido por Dextak