Redes Vinculadas

REDES TERRITORIAIS (ESTADUAIS, REGIONAIS E LOCAIS)

Região Sudeste

Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro – REARJ
Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro: fundada em 1993, está alicerçada nos diálogos com coletivos que atuam em territórios do Rio de Janeiro. Tem como focos a construção de políticas públicas de Educação Ambiental, a participação em espaços de Controle Social e o fortalecimento dos Diálogos InterRedes.

Rede Capixaba de Educação Ambiental – RECEA
Rede Capixaba de Educação Ambiental: surge em 1992 com o objetivo de fortalecer relações em prol da visibilidade e socialização de projetos e experiências em Educação Ambiental no Espírito Santo.

Rede de Educação Ambiental de São Carlos – REA-SC
Rede de Educação Ambiental de São Carlos (SP)

Rede Mineira de Educação Ambiental – RMEA
  Rede Mineira de Educação Ambiental: criada em 1997. É um fórum participativo, democrático e solidário que, pela discussão e disseminação de ações, busca a troca de experiências e informações entre profissionais, instituições e cidadãos que trabalham com a Educação Ambiental em Minas Gerais.


Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA
Rede Paulista de Educação Ambiental: surgiu a partir de articulações realizadas antes e durante a Conferência Rio-92. Sua proposta é fortalecer a Educação Ambiental no estado de São Paulo, através da integração crescente entre pessoas e instituições que desenvolvem atividades nesse campo, denominadas elos.

Rede de Educadores Ambientais da Baixada Fluminense (RJ) - REABF
Rede de Educadores Ambientais da Baixada Fluminense (RJ): desenvolve formação de Educadores Ambientais, Restauração Florestal e Conservação dos Recursos Hídricos. Seu Elo Administrativo é o Centro de Educação Ambiental Onda Verde.

Rede de Educadores Ambientais da Baixada de Jacarepaguá (RJ) - REABJ
  Rede de Educadores Ambientais da Baixada de Jacarepaguá (RJ): enraizamento da Educação Ambiental na Área de Planejamento 4 da cidade do Rio de Janeiro, fortalecimento dos Diálogos Inter Redes na região e resgate da História da Educação Ambiental em Jacarepaguá.

Rede de Educadores Ambientais do Médio Paraíba do Sul (RJ)
  Rede de Educadores Ambientais do Médio Paraíba do Sul (RJ): nasce da articulação dos educadores ambientais participantes do Projeto “Rede Água - Construção de Núcleos de Agenda 21 Escolar”. Hoje está se estruturando a partir dos direcionamentos do  Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul.

Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (SP)
Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista (SP): um coletivo de educadores independentes e instituições que articulam um movimento de colaboração, comunicação e organização de ações em prol da educação ambiental nos nove municípios que compõem a Baixada Santista.

Rede de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos - REASO (RJ)
  Rede de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos (RJ): O foco de sua ação está na participação social na gestão pública do ambiente.

Rede de Educação Ambiental da Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ)
  Rede de Educação Ambiental da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: criada em 2017 com a Missão e Visão de futuro de empoderar a Educação Ambiental na Zona Oeste do Rio de Janeiro nos diversos estabelecimentos de ensino, empresas e instituições diversas, obedecendo o princípio da Governança virtual/presencial. 

Rede de Educadores Ambientais de Barretos - REAB ( SP)
  Rede de Educadores Ambientais de Barretos/SP: da reflexão coletiva a ação.

Rede Estrada Parque de Educação Ambiental – (Barbacena - MG)

Rede de Educadores Ambientais de Niterói (RJ)

Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte Paulista (SP)

Rede ProsEAndo de Educação Ambiental de Ribeirão Preto (SP)

 

Região Nordeste



Rede de Educação Ambiental da Bahia – REABA (BA)

Rede de Educação Ambiental da Bahia: criada em 1992, por ambientalistas e educadores ambientais baianos que participaram da Rio-92.


Rede de Educação Ambiental da Paraíba – REAPB (PB)

Rede de Educação Ambiental da Paraíba: contribui na socialização de conhecimentos e experiências entre os profissionais que atuam em Educação Ambiental no âmbito das instituições governamentais, não governamentais e da sociedade civil organizada da Paraíba.


Rede de Educação Ambiental de Alagoas– REAAL (AL)

Rede de Educação Ambiental de Alagoas: criada em 2006 V Congresso Estadual de Educação Ambiental de Alagoas. Desde 2014 conta com o apoio de educadores ambientais do Núcleo de Educação Ambiental de União dos Palmares.


Rede de Educação Ambiental do Rio Grande do Norte – REARN (RN)

Rede de Educação Ambiental do Rio Grande do Norte: criada em 2004, é fruto de articulações realizadas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a CIEA/RN e a REBEA durante o V Fórum Brasileiro de EA, realizado em Goiânia. Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul: surgiu da necessidade de conhecer, desenvolver e promover a integração dos Programas e Projetos de Educação Ambiental em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.



Região Centro Oeste


Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás – REIA-GO

Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás: nasceu em 2004. Configura-se como um espaço de articulação de pessoas e instituições que atuam em Educação Ambiental no estado de Goiás.


Rede Matogrossense de Educação Ambiental - REMTEA

Rede Matogrossense de Educação Ambiental: surgiu no ano de 1996 e se inseriu em diálogo entre ambientalistas, academia e movimentos sociais. Historicamente construiu os laços entre sujeitos coletivos e instituições basicamente através de eventos abertos e de rua (mobilizações em aliança com movimentos sociais de base).


Rede de Educação Ambiental do Mato Grosso do Sul - REAMS

Rede de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul: surgiu da necessidade de conhecer, desenvolver e promover a integração dos Programas e Projetos de Educação Ambiental em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.


Rede Pantanal de Educação Ambiental – AGUAPÉ

Rede Pantanal de Educação Ambiental: primeira rede de Educação Ambiental multinstitucional para as cidades pantaneiras e da Bacia do Alto Paraguai. 


Rede de Educação Ambiental do Cerrado – REA Cerrado


Região Norte




Rede Paraense de Educação Ambiental – REDEPAEA

 
Rede Paraense de Educação Ambiental: criada em 1999, é fruto do esforço dos educadores ambientais no território do Pará para promoverem a interação, a reflexão e o fortalecimento da educação ambiental em sua dimensão teórico-prática. 


Rede Acreana de Educação Ambiental – RAEA

 
Rede Acreana de Educação Ambiental: criada em 2003, tem por objetivo o fortalecimento das atividades em EA desenvolvidas por instituições, ONGs e especialistas que atuam no Acre, através do intercâmbio das ações, facilitando a articulação com outras redes.


REARO – Rede de Educação Ambiental de Rondônia

 
Rede de Educação Ambiental de Rondônia tem por objetivo discutir e sensibilizar a sociedade sobre a “importância das redes” no contexto ambiental e, principalmente, sobre a educação ambiental no Estado de Rondônia.


Rede Amazonense de EA

 
Rede Amazonense de Educaçâo Ambiental: mobilização de atores sociais do Amazonas para troca de experiências de Educação Ambiental e participação social crítica.


 

Região Sul


Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASUL

  Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul): desde sua criação, em 2002, busca a formação, ampliação e fortalecimento de instituições-elo e de redes estaduais e redes temáticas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Rede Paranaense de Educação Ambiental – REA-PR

  Rede Paranaense de Educação Ambiental: integra as ações de educadores ambientais paranaenses comprometidos com propostas, programas e projetos de intervenção, pesquisa-ação e desenvolvimento de práticas sustentáveis, integrando pessoas e instituições que trabalhem para a construção de sociedades sustentáveis e responsáveis.

A REBEA nasceu da vontade de manter viva a articulação nacional dos educadores ambientais brasileiros.

© REBEA - Rede Brasileira de Educação Ambiental | Desenvolvido por Dextak